A ISO 37001 e a ISO 37301 são normas publicadas pela International Organization for Standardization (ISO) cujos requisitos e orientações servem de base para que empresas possam implementar Sistemas de Gestão com padrão de reconhecimento internacional. A ISO 37001 se refere ao Sistema de Gestão Antissuborno (SGAS) e a ISO 37301, ao Sistema de Gestão de Compliance (SGC). Ao implementar qualquer um destes sistemas, as organizações demonstram seu compromisso com a ética, com a legislação vigente, com o combate à corrupção e com a integridade nos negócios, além de mitigar os riscos a que estão expostas, de envolvimento em atividades ilegais e antiéticas. Estes sistemas são aplicáveis às instituições de todos os tamanhos, tipos e setores, e visam proteger suas reputações.
As exigências para o processo de auditoria incluem a adoção de políticas e procedimentos, a avaliação de riscos, a realização de treinamentos, a conscientização de funcionários sobre aspectos de integridade corporativa no seu dia a dia, a existência de procedimentos de apuração de denúncias e irregularidades, além do monitoramento contínuo de todos os padrões desenvolvidos. Os projetos de assessoria às empresas para a certificação ISO, desenvolvidos pela P&B Compliance, incluem etapas de diagnóstico, planejamento e implementação, priorizando o treinamento e a conscientização dos colaboradores, como forma de garantir a fixação da cultura necessária. O suporte para a auditoria e para a certificação é um processo importante, pois a instituição deverá estar bem-preparada para que seja capaz de obter o reconhecimento da ISO.
Podemos listar como principais benefícios decorrentes dessas certificações, a melhoria na reputação e na credibilidade da instituição, a redução de riscos de multas, sanções e demais perdas financeiras — especialmente as decorrentes de irregularidades — e o aumento da eficiência das operações. Certificações como estas são ferramentas de diferenciação no mercado, que geram confiança aos clientes e às demais partes interessadas na integridade dos negócios, como os investidores e os consumidores da empresa. Para obtê-las, os processos de auditoria são bastante exigentes e englobam a existência de uma série de documentos em moldes próprios, com evidências de que a operação da instituição está adequada ao que suas políticas e procedimentos preveem.
A P&B Compliance tem experiência em auxiliar empresas no preparo para as auditorias de certificação, que demandam know-how bastante específico e qualificado. Nossa consultoria avalia o cenário atual da instituição, elabora planos de ação, desenvolve as políticas, procedimentos e treinamentos para que a empresa demonstre melhorias efetivas. Entre em contato com a P&B Compliance para saber mais em contato@compliancepb.com.br.