CGU E AGU definem redução do valor da multa aplicável no âmbito da negociação dos acordos de leniência.

CGU E AGU definem redução do valor da multa aplicável no âmbito da negociação dos acordos de leniência.

A Controladoria-Geral da União (CGU) e a Advocacia-Geral da União (AGU), publicaram no dia 09 de dezembro de 2022, a norma Interministerial de nº 36, o qual determina critérios para redução do valor da multa presente no acordo de leniência.

A norma determina a redução do valor da multa para as empresas que cometeram atos lesivos contra a administração pública e que se autodenunciarem dentro do período de até 9 (nove) meses após cometerem a infração.

Outro ponto importante a ser mencionado é a disponibilidade da pessoa jurídica em conceder informações novas aos investigadores da CGU, juntamente com a entrega de informações e documentos legalmente validos comprobatórios dos atos lesivos e de celeridade da negociação.

A redução do valor da multa do acordo de leniência poderá chegar até 2/3 do valor da multa. Entretanto, a Comissão investigadora verificar o grau de comprometimento da empresa com toda as fases da investigação para que decidam sobre o valor a ser aplicado na empresa.

A investigação dos atos lesivos será avaliada quanto à abrangência e à pertinência das diligências realizadas para a comprovação da sua materialidade e autoria.

As informações entregues serão avaliadas com base em sua relevância, quantidade e suficiência para efeitos da colaboração no acordo de leniência, considerando inclusive a existência de informações novas sobre fatos já conhecidos pela CGU ou pela AGU.

Os documentos comprobatórios serão avaliados com base na qualidade e quantidade dos elementos de prova coletados e disponibilizados pela pessoa jurídica para efeitos da colaboração no acordo de leniência, assim como sua organização, estruturação e correlação com o ato lesivo relatado.

Por fim, após toda a investigação a empresa terá o prazo de até de 6 (seis) meses para efetuar o pagamento da multa do novo acordo de leniência em caso de não cumprimento poderá acarretar anulação do acordo.

A P&B Compliance está preparada para implementar um Programa de Compliance efetivo e completo na sua empresa, garantindo a conformidade com a lei anticorrupção e com as demais normas de integridade que abrangem o seu negócio.

Para mais informações, entre em contato conosco através do e-mail: contato@pbcompliance.com.br.

Referência: CGU e AGU definem critérios para redução da multa em acordos de leniência — Português (Brasil) (www.gov.br)

Compartilhe essa publicação

Você também pode gostar

P&B e DPO-ONE

P&B Compliance e DPO-One unem forças para oferecer ferramentas de Compliance de primeira linha para o mercado brasileiro A P&B Compliance é uma consultoria brasileira conectada à transformação digital que

Congresso de Compliance

Estamos felizes em anunciar que a P&B Compliance é patrocinadora do VI Congresso de Compliance da OAB São Paulo. Teremos dois dias de muito conteúdo, interações e networking.Então, se você

plugins premium WordPress