As empresas de todos os seguimentos vêm sentindo o aumento dos ataques cibernéticos. No ano passado, 2022, foram registrados globalmente quase dois quintos (38%) de ataques. Esse número é maior que o volume observado em 2021. Essa pesquisa foi realizada pela Check Point Software, empresa israelense de cibersegurança.
A pesquisa identifica esse aumento se deu em grande parte devido ao crescimento dos ataques a instituições de saúde, que tiveram a maior expansão na comparação anual (74%).
Os grupos de hackers se aproveitam da inocência de alguns colaboradores para enviar e-mail maliciosos, fazendo com que o indivíduo instale no computador arquivos que facilitam a invasão dos hackers.
É crucial para as empresas, principalmente na área da saúde, se adequarem com políticas e procedimentos de privacidade e segurança da informação, além de manter sua equipe treinada, realizando também testes de invasão com frequência. Um outro ponto importante é a contratação de um seguro que agrega proteção a vazamento de dados.
A capacitação dos colaboradores é uma ação muito importante na empresa, visto que garante o entendimento e minimização de eventuais erros humanos, considerando que a IBM estima que 95% de todos os vazamentos de dados envolvem, em alguma etapa, um erro humano.
A P&B Compliance está à disposição para ajudar sua empresa.
Entre em contato através do e-mail: contato@pbcompliance.com.br